Junho e Julho | Música nas Entranhas

Em Junho e Julho, vamos falar com quem faz música, quem a edita, quem a leva até aos palcos, até aos nossos ouvidos. Vamos tentar perceber as dificuldades e as motivações de quem trabalha numa área que mudou tanto, na última década, e em que tanto parece estar em jogo. A julgar pelo número de downloads, nunca se escutou tanta música como agora. No entanto, a sobrevivência dos profissionais da música não encontrou ainda um modelo estável e sólido.

Em 7 de Junho o convidado será Sérgio Castro. Vocalista, letrista e compositor dos lendários Trabalhadores do Comércio, Sérgio Castro conseguiu entalhar o seu lugar na história da música portuguesa, sempre numa perspectiva tripeira. Falaremos de música, mas também de regionalização, da perda de identidade, de um governo distante.

Dia 15 de Junho, em mais uma Conversa Fora do Tanque, desta vez na FNAC de Braga, teremos Capicua como convidada, uma das novas vozes do hip-hop nacional e das poucas mulheres a afirmar-se num universo geralmente habitado por rappers masculinos. Vamos falar sobre a língua, a política, as emoções e tudo o mais que a nossa convidada nos revelar sobre o que as palavras transportam.

No dia 21 de Junho recebemos Vanda Noronha e Francisco Santos Silva, co-fundadores da editora independente Chifre e cujo trabalho combina actividades e interesses na área da música, do design, da fotografia, que transbordam para a actividade cívica e associativa. Através da Chifre são desafiados os modelos convencionais não só de produção e promoção do trabalho dos artistas mas também ao nível da comercialização, num momento de profunda transformação destas actividades.

No dia 5 de Julho o nosso convidado é Joaquim Durães, fundador da produtora e editora discográfica Lovers & Lollypops. Desde os Black Bombain aos Throes, desde os concertos no Porto ao Milhões de Festa, a Lovers & Lollypops encarna em si muito do que de bom tem acontecido à nova música portuguesa, sendo Joaquim Durães um dos seus maiores divulgadores.

Na página Lista completa de convidados, há ligações para os textos, as fotos e o áudio das anteriores Conversas. É possível também visitar o Flickr das Conversas no Tanque, a página no SoundCloud, o Twitter e o Facebook.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: