António Cândido de Oliveira | Conversa Fora do Tanque

Estivemos na passada quinta-feira dia 12 na Livraria Centésima Página em Braga numa conversa com o Professor António Cândido de Oliveira que teve como ponto de partida a nova proposta de Reforma Administrativa e que rapidamente se estendeu aos participantes e a outros temas.

Aos objectivos manifestados por esta Reforma o convidado respondeu com várias questões que deveriam estar na origem de uma intenção de alteração: Como podemos melhorar o desempenho das freguesias? Quais os problemas específicos de um universo tão heterogéneo como é o das freguesias? Não farão parte do desempenho das freguesias que se pretende melhorar uma crise de representatividade, participação e qualidade da organização interna destes orgãos autárquicos?

O debate sobre estas questões levou ao apelo à participação cívica e política de forma directa por parte dos cidadãos, ao sentido de dever de serviço público por parte dos cidadãos que se tornam representantes políticos e, finalmente, a uma maior noção de que uma resposta construtiva para a crise económica (e não só) passa necessariamente pelas comunidades locais, que devem incluir inevitavelmente o poder político de proximidade.

Álbum desta Conversa no Flickr.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: