Rodrigo Areias | 16 de Fevereiro | Conversa Fora do Tanque

Esta semana, e como fecho do ciclo “Artistas sem Disciplina“, rumamos à Associação Convívio, em Guimarães, na que será a primeira Conversa Fora do Tanque desde a criação das Conversas, em 2004. O convidado é Rodrigo Areias, que se tem distinguido como produtor e realizador, mas também com incursões na música. Esta Conversa Fora do Tanque surge quando estreia Estrada de Palha, a sua segunda longa-metragem, e realiza-se em Guimarães, cidade natal do realizador e Capital Europeia da Cultura.

Rodrigo Areias começou os seus estudos em Gestão na Universidade Católica Portuguesa e licenciou-se em Som e Imagem na Escola das Artes com a especialização em Imagem. Fez também uma especialização em realização na Tisch School of Arts na Universidade de Nova Iorque e o programa de produção Eurodoc. Rodrigo Areias tem desenvolvido ao longo da sua carreira trabalhos criativos na área de cinema de autor em ficção e documentário, alternando com outros trabalhos em domínios de vídeo-arte e vídeo-clips para alguns dos melhores nomes da cena rock nacional (The Legendary Tiger Man, Wray Gunn, Mão Morta, Sean Riley, D3o, etc.) e diversos outros projectos.

Como produtor começou a sua carreira em 2001 e desde então produziu e co-produziu mais de 30 curtas, longas, vídeos e documentários. Produziu autores de renome como Edgar Pêra, João Canijo e F. J. Ossang, bem como jovens realizadores como André Gil Mata, João Rodrigues e Ricardo Leite. Tem co-produzido com o Brasil, Reino Unido, França, Alemanha e Finlândia.

Como realizador, entre vários filmes destaca-se Estrada de Palha (longa-metragem) e Corrente (curta-metragem) com os quais esteve representado em mais de cinquenta festivais internacionais e foi galardoado com múltiplos prémios. Está neste momento em pré-produção da sua terceira longa metragem. É responsável pela produção de cinema de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura onde se incluem filmes de realizadores como Jean-Luc Godard, Aki Kaurismaki, Peter Greenaway, Manoel de Oliveira, Pedro Costa e Victor Erice.

Conversa moderada por Nuno Gomes Lopes.

Há uma Bolsa de Boleias em que te podes inscrever, para esta Conversa, na nossa página do Facebook.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: