Isaque Pinheiro | 2 de Fevereiro

Fevereiro começa com uma Conversa com Isaque Pinheiro, artista plástico e visual que tem vindo a construir o seu percurso desde o início do século XXI. Bem lançados nesta segunda década, vamos ficar a conhecer um pouco melhor o trabalho e as ideias de um dos artistas da nossa época, pressentindo que a sua obra irá perdurar no tempo.

Isaque Pinheiro nasceu em 1972 em Lisboa. Entra para a Escola António Arroio em 1987, acabando por não concluir o ensino secundário. Em 1992 consegue um apoio para a criação deactividades independentes, compra equipamento e aluga um atelier em Pêro Pinheiro ao lado de Artistas mais velhos e canteiros com uma vasta experiência de trabalho em pedra. Aí, sem qualquer experiência, começa a trabalhar em escultura em pedra absorvendo conhecimento dos que o rodeiam.

Em 1996, conhece o Departamento de Escultura em Pedra de Évora, onde trabalhou regularmente. No final de 1996 muda-se de Lisboa para o Porto. Em1999 reside e trabalha durante um ano em Évora mas em 2000, muda-se novamente para o Porto para se juntar a um grupo de amigos e desenvolver um projecto que inaugura publicamente em 2001 com o nome de Maus Hábitos, espaço de intervenção cultural.

Desde 2006 que trabalha frequentemente em projectos no e com o Brasil. No seu currículo, para além de exposições individuais em galerias com que trabalha como é o caso da Galeria Presença no Porto, Caroline Pagès em Lisboa, Esther Montoriol em Barcelona, ou Laura Marsiaj no Rio de Janeiro, entre outras, destacam-se também participações em exposições coletivas como por exemplo no Stenersen Museum em Oslo ou Centro Galego de Arte contemporânea em Compostela.

Para além de estar representado em diversas colecções particulares em Portugal, Espanha, Brasil, Dinamarca e Chile conta com representações nas colecções da Fundação Caixa nova em Espanha, Museu da Bienal de Cerveira em Vila Nova de Cerveira, Centro Galego de Arte Contemporânea em Compostela e Fundação PLMJ em Lisboa.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: