Janeiro e Fevereiro de 2012 | Artistas Sem Disciplina

Em 2012, as Conversas no Tanque começam com o ciclo Artistas Sem Disciplina. Nos meses de Janeiro e Fevereiro recebemos convidados que nos irão demonstrar quão difícil é definir a Arte e delimitar a intervenção criativa de um artista. Fechamos o ciclo com a primeira Conversa fora do Tanque, no Convívio, em Guimarães.

Dia 5 de Janeiro, Ricardo Alves, Rodrigo Santos e Ivo Bastos, do Teatro da Palmilha Dentada, são os nossos convidados. Os seus espectáculos esgotam salas e levam plateias às lágrimas – de tanto rir -, com um humor imprevisível e versátil, que recorre a textos de qualidade mas também ao humor físico e à desmultiplicação dos actores em personagens que se sucedem em palco. São de esperar surpresas durante a Conversa.

Dia 19 de Janeiro, trazemos à Conversa Rogério Nuno Costa. Artista cada vez mais dedicado às artes da culinária, que assina como Chef Rô. Em constante processo de auto-questionamento, em 2005 as Artes Performativas foram confrontadas com o seu Dogma 2005, documento que propôs um método em que todo o processo de trabalho é importante e geralmente documentado e o papel do espectador determinante; tal como com o Dogma 95, qualquer artista que o deseje, pode fazer o pedido para ver reconhecido oficialmente um trabalho seu como um projecto Dogma 2005. Iremos procurar conhecer um pouco da natureza irrequieta deste artista e chef, em mutação, para a qual a palavra transdisciplinar parece claramente insuficiente.

Dia 2 de Fevereiro, falamos com Isaque Pinheiro, artista plástico e visual, que é cada vez mais uma das caras da pujante vida cultural da cidade invicta. Na exposição Mão Livre, actualmente na Galeria Presença, no Porto, Isaque Pinheiro revela-nos algumas das suas obsessões – o rompimento da escala, a descontextualização de objectos do quotidiano, o trabalho manual, e o seu sentido de humor, sempre refrescante.

Dia 16 de Fevereiro, vamos até à Associação Convívio, em Guimarães, para a primeira Conversa fora do Tanque. É com Rodrigo Areias, músico e realizador independente, que falaremos, e da sua primeira longa-metragem, Estrada de Palha, a estrear brevemente. Falaremos também de Guimarães, Capital Europeia da Cultura, do cinema em Portugal e do CAAA, Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura.

Na página Lista completa de convidados, há ligações para os textos, as fotos e o áudio das anteriores Conversas. É possível também visitar o Flickr das Conversas no Tanque, a página no SoundCloud, o Twitter e o Facebook. A equipa das Conversas deseja boas festas a todos os que nos visitam.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: