Mo.ca – Mobiliário de Cartão | Última Conversa

Numa noite chuvosa e fria, a sala cheia tornou-se aconchegante e a conversa foi ilustrada pelas peças que Jorge Sá e Filipa Carrêtas trouxeram, em que não faltou a cabeça amarela de boneco lego, parte da história que deu origem ao seu projecto. Os móveis que trouxeram preencheram e mobilaram a sala em que decorreu a conversa, e as peças mais pequenas foram passando de mão em mão, bem como a revista Visão do dia anterior, em que o projecto Mo.ca tinha tido grande destaque e em que havia também um artigo sobre o Ciclo de Outono das Conversas no Tanque.

Ficámos a conhecer o seu trajecto, desde a festa de carnaval em que decidiram ir vestidos de boneco lego (Filipa) e peça de lego (Jorge) e para isso trabalharam horas a fio durante dias, com cartão, que era o material disponível, desperdício de uma fábrica. O site de crowdfunding Massivemov.com estava no início quando se inscreveram e o apoio que tiveram foi superior a 100%, o que significa que tiveram doações num montante mais elevado do que aquele a que se propuseram.

As questões da sustentabilidade, do ambiente, da responsabilidade social e de todos estes chavões actualmente tão na moda, são importantes no dia-a-dia dos dois e no próprio trabalho que fazem e confessaram alguma preocupação pelo facto de se tornarem chavões, quando, na verdade, são conceitos fundamentais numa sociedade em que os recursos são limitados e as nossas acções têm sempre um impacto. As peças que fazem reflectem isso, bem como a sua atitude perante a vida.

Falou-se ainda sobre como a educação não é tempo perdido e, nas palavras do Jorge Sá, há que fazer o luto – superar a frustração de não conseguir um emprego de sonho na área para a qual se estudou – e seguir em frente. Também para Filipa Carrêtas ter conhecimentos em áreas diferentes é uma vantagem e a obtenção de uma carreira convencional de sucesso não é o que a motiva. A conversa terminou, oficialmente, já depois da meia-noite, mas prolongou-se ainda, informalmente, nas mesas, ao balcão do café da Velha, à volta dos móveis de cartão e das coisas essenciais da vida que, ao que parece, não estão em crise.

Álbum desta Conversa no Flickr.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: